Em 1987, Ian Kiernan, um australiano competiu na regata de iate - BOC Challenge, competindo sozinho. Navegando pelos oceanos do mundo com seu iate, o 'Spirit of Sydney', Kiernan, ficou chocado e revoltado com a poluição e o lixo que ele continuamente encontrava por onde navegava e em áreas como o Mar dos Sargaços, no Caribe. Uma vez de volta a Sydney e após dois anos, Kiernan organizou um evento na comunidade com o apoio de uma comissão de amigos. O "Clean Up Day Sydney Harbour", em 1989, recebeu uma enorme resposta do público com mais de 40 mil pessoas entre elas mergulhadores, doando seu tempo e energia para limpar o porto. No ano seguinte, Clean Up Australia Day nasceu. Quase 300 mil voluntários se empenharam no primeiro Clean Up Day da Austrália e a participação tem aumentado constantemente desde então. Nos últimos 20 anos, os australianos através do Clean Up Day na Austrália, recolheram mais de 200 mil toneladas de lixo. E o próximo passo era levar o conceito de Clean Up Day Austrália para o resto do mundo. Depois de ganhar o apoio do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), Clean Up the World, foi lançado em 1993. Em seu ano inaugural, o Clean Up the World envolveu aproximadamente 30 milhões de pessoas em 80 países.

O Clean Up the World demonstra que as pessoas em todo o planeta estão dispostos a fazer-se algo para ajudar a proteger e cuidar de seu ambiente.

 

O Clean up day Rifaina é realizado pela Scubadive que foi pioneira na iniciativa desde 2007, Juntamente com a iniciativa privada, apoiadores e parceiros. Realizado em Rifaina-SP, palco de um dos melhores pontos de mergulho de água doce e esportes aquáticos do estado de São Paulo. Promovemos um dia para voluntários doarem seus esforços para ajudar a preservar o meio ambiente aquático, procurando recolher o máximo de lixo para ajudar na preservação deste recurso artificial. Além da limpeza, organizam-se palestras de conscientização. É realizado também um peixamento, promovido pela Cemig, para povoar a represa de Jaguara com peixes nativos do rio grande.

Realizamos todo ano, em setembro, no 3 domingo do mês. Iremos para a 9ª edição com muito sucesso.

Venha mergulhar com a gente e contribuir para uma melhor qualidade de vida e meio ambiente. 

Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina
Mergulho em Rifaina

Clean Up Day